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WHATSAPPWhatsApp zera custo de atendimento receptivo: como empresas podem aproveitar

17 de dezembro de 2024

Atendimentos receptivos via WhatsApp agora estão isentos dentro da janela de 24 horas

Atendimentos receptivos via WhatsApp agora estão isentos dentro da janela de 24 horas

O WhatsApp anunciou um novo corte de custo de funcionalidade disponível para comunicação de empresas por meio da versão Business do aplicativo. Após anunciar em julho redução de custos de outras funcionalidades, agora a plataforma zerou os custos de atendimentos receptivos. Desde 1º de novembro, as empresas podem responder às interações iniciadas pelos clientes na API oficial do WhatsApp, em uma janela de 24 horas, sem pagar por esse contato.



Essa é uma solução tecnológica importante para a maioria dos clientes da X5 Soluções, que já utilizam o Xcontact integrado ao aplicativo de mensagens. A isenção dos custos desse tipo de atendimento impacta principalmente empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor final, que podem entrar em contato por meio do WhatsApp para tirar dúvidas, requisitar informações sobre funcionamento ou solicitar suporte.



Nesses casos, o atendimento receptivo ocorre quando um cliente ou um potencial lead envia uma mensagem para a empresa e recebe resposta dentro da janela de 24 horas. Antes da mudança, o custo para responder a essas interações era de US$ 0,03 por atendimento dentro desse período.



Com a nova atualização, o custo dessas respostas foi zerado, permitindo que os times de atendimento respondam às mensagens dos clientes gratuitamente. Essa diferença, além de representar uma economia para as empresas, facilita a comunicação com público interessado no negócio.



Além disso, o WhatsApp já sinalizou que outras mudanças importantes podem ocorrer em 2025, incluindo a possibilidade de estender a gratuidade também para os atendimentos por mensagens Utility, que em 2024 tiveram redução nos preços. Esses atendimentos são iniciados pela empresa para enviar informações úteis aos clientes, como rastreio de pedidos, envio de comprovantes ou confirmação de compromissos.



Com esse movimento de cortes de custos, o WhatsApp se torna mais acessível para empresas de todos os portes, permitindo que elas usem o canal de comunicação de forma mais eficiente e estratégica.



Para os negócios que utilizam o Xcontact, que já oferece integração total com o WhatsApp, essas novidades trazem ainda mais eficiência na comunicação, sem a preocupação com custos adicionais por atendimentos, ajudando a promover um serviço de atendimento ao cliente ágil, de alta qualidade e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


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