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TELEVENDAS5 erros clássicos na gestão de televendas

05 de junho de 2024

Saiba como evitar os equívocos que mais atrapalham o gerenciamento de televendas

Saiba como evitar os equívocos que mais atrapalham o gerenciamento de televendas

Na busca por maximizar a eficiência e os resultados de venda de uma empresa, é essencial evitar erros comuns que podem comprometer o desempenho do setor de televendas. A oferta de produtos ou serviços Omnichannel é um dos métodos mais eficientes para call centers e empresas com estratégias de vendas.



Apesar desse meio de atendimento ao cliente ter um potencial transformador para os lucros do negócio, muitos gestores ainda enfrentam desafios ao gerenciar os contatos feitos pelo setor de televendas.



Por isso, se você busca impulsionar esses resultados, é importante conhecer os cinco erros mais comuns na gestão de televendas. Para saber como evitar essas armadilhas, nós apresentamos soluções tecnológicas que impulsionam o sucesso de suas vendas.



1. Permitir uso do WhatsApp pessoal do vendedor



Muitas empresas enfrentam problemas quando permitem que os vendedores utilizem seus números pessoais no WhatsApp. A prática gera falta de organização das informações de venda. A descentralização impede que o gestor consiga fazer análises dos atendimentos.



Com o Xcontact, desenvolvido pela X5 Soluções, oferecemos uma ferramenta corporativa de WhatsApp. Cada vendedor recebe um Ramal Whatsapp, integrado ao sistema da empresa. Isso substitui o uso do aplicativo pessoal e oferece recursos avançados, como o controle centralizado de conversas e distribuição estratégica por carteira de clientes, assunto e datas.



2. Falta de estratégia na prospecção de clientes



A falta de direcionamento na prospecção diária de clientes pode levar à baixa produtividade dos vendedores. Com o Xcontact, é possível criar campanhas de contato com metas definidas e integradas às principais plataformas de gerenciamento de vendas e  relacionamento com o cliente (CRM).



Essa tecnologia permite uma interação completa entre os sistemas de gestão e comunicação, aumentando a eficácia das estratégias da empresa em contatar seus públicos-alvo.



3. Desconhecimento das preferências de contato do cliente



Entender as preferências de contato dos clientes é crucial para realizar abordagens mais eficientes. Neste quesito, os registros avançados de dados de atendimentos podem gerar os insights necessários para aprimorar esse relacionamento e gerar resultados imediatos, como aumento das vendas, da satisfação do cliente, da melhor experiência de uso dos colaboradores e clientes, maior engajamento e fidelização.



O Xcontact facilita essa compreensão ao promover a padronização dos canais de atendimento, desde a primeira abordagem até as respostas automáticas. Além disso, a X5 Soluções oferece recursos de auditoria de conversas e ligações para acompanhar o desempenho dos vendedores, seguindo as regulamentações e as boas práticas de conduta do mercado empresarial.



4. Falta de diversificação na abordagem aos clientes



Concentrar-se sempre nos mesmos clientes e produtos limita as oportunidades de vendas do seu time de telemarketing. Quando a equipe não opera de forma integrada, seguindo uma estratégia de plano de vendas, as decisões de atendimento tendem a ser tomadas individualmente.



Com o programa desenvolvido pela X5 Soluções, a gestão comercial estabelece rotinas planejadas de vendas a serem seguidas, eliminando a dependência das ações individuais dos vendedores. A interface de uso do Xcontact fornece informações estratégicas sobre o cliente e os produtos a serem oferecidos, garantindo uma abordagem mais diversificada.



5. Ausência de monitoramento da produtividade dos contatos



O monitoramento constante de resultados dos atendimentos é essencial para identificar e corrigir possíveis falhas de estratégia do time de vendas.



Com os painéis e relatórios disponibilizados no Xcontact, é possível acompanhar em tempo real os atendimentos por telefone e Whatsapp, além de auditar todos os contatos efetuados e recebidos. Esse nível de gestão de informação pode proporcionar insights valiosos para melhorar o desempenho das vendas.



Se você ficou interessado em entender como o sistema integrado de atendimento pode contribuir para o sucesso do seu negócio, saiba mais sobre o Xcontact. Com 10 anos de mercado, o software impulsiona a qualidade de atendimento ao público das mais de 400 empresas clientes que atuam no Brasil, nos EUA e no Chile.


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