10 de outubro de 2024
Entenda como funciona o assistente virtual pessoal integrado ao Xcontact.
A etapa de conversão de leads em vendas é uma das fases mais importantes de um negócio, especialmente para a equipe comercial. Sua eficiência, no entanto, é desafiadora a empresas de diversos segmentos. Entre os obstáculos da produtividade dos vendedores estão: a necessidade frequente de alternar entre várias ferramentas e a sobrecarga de informações a serem passadas aos clientes. Essa realidade não só compromete o tempo de vendas, como também a experiência de quem é atendido, impactando diretamente nos resultados operacionais.
Para amenizar esses problemas, a X5 Soluções desenvolveu, como elemento integrado ao Xcontact, o serviço de criação de robôs que funcionam como assistente virtual pessoal interno, facilitando a rotina de operação dos times comerciais. Com esse recurso, o vendedor pode ter acesso a todas as informações necessárias para uma negociação por meio de uma única plataforma, simples e cotidiana: o Whatsapp.
O assistente virtual pessoal para uso interno da empresa pode ser acionado como uma conversa normal pelo aplicativo de mensagens, estando disponível a qualquer momento que o profissional precisar tirar dúvidas e solicitar informações específicas. O chatbot personalizado funciona integrado à base de dados operacionais da empresa e também a bases de Inteligência Artificial externas, como a utilizada pelo Chat GPT.
Assim, os dados internos são coletados pela própria interface de atendimento do Xcontact, conectada ao sistema integrado de gestão empresarial (ERP) e software de gestão de relacionamento com clientes (CRM), por exemplo. A partir das informações administradas pela ferramenta, o assistente virtual é capaz oferecer aos vendedores informações como:
Para solicitar os dados que deseja consultar, basta o profissional mandar uma mensagem em formato de texto ou áudio requisitando o que deseja que seja informado ou realizado pelo assistente virtual. Ou seja, a tecnologia pode responder em segundos dúvidas do vendedor como “Qual o custo de um determinado produto?”, ou uma solicitação como “Me passe um orçamento para um serviço com tais especificações”.
A mesma facilidade e agilidade de resposta acontece em casos de solicitações mais complexas. Por exemplo: a partir de um áudio do vendedor perguntando “Qual o melhor produto a oferecer para a necessidade X do cliente Y?”, o chatbot interno é capaz de oferecer indicação de novos produtos conforme a necessidade e as preferências já armazenadas do cliente do negócio.
Dessa maneira, o uso da tecnologia como aliada no processo de pesquisa de informações durante os atendimentos comerciais agiliza a parte operacional. O tempo economizado com a ajuda da ferramenta digital possibilita que o time de vendas foque mais energia na qualidade de suporte ao cliente e potenciais clientes.
Seja em um atendimento presencial ou virtual (inclusive pelo próprio WhatsApp), a função de assistente pessoal desenvolvida pela X5 Soluções impulsiona as vendas, os resultados operacionais e a experiência do cliente nas empresas que utilizam a tecnologia a seu favor.
Para saber mais sobre este e outros produtos e serviços tecnológicos que podem ser implementados no seu negócio para otimizar a rotina operacional, acione a X5 Soluções pelos nossos canais de contato.